sábado, 30 de maio de 2009

Série Belos Paramentos


Na Série Belos Paramentos, mostramos a indumentária do último Grau do Rito Brasileiro, Servidor da Ordem, da Pátria e da Humanidade.


Fonte: Loj.´. Maç.´. Luz no Horizonte

terça-feira, 26 de maio de 2009

Atenção ao quadro de avisos!!!


O Venerável Mestre, Haroldo Gurgel, convida todos os Maçons Regulares para a Sessão Econômica no Gr.´. de Ap.´. M.´. que acontecerá no dia 30 de maio, próximo sábado, às 19h00min, no Templo da Aug.´. e Resp.´. Loj.´. Simb.´. Dr. Antonio Gentil Fernandes 04.

Que o G.´.A.´.D.´.U.´. nos ilumine e proteja.


T.´. F.´. A.´.

Atenção ao quadro de avisos


Neste sábado, dia 30 de maio, o Capítulo Príncipe das Caraubeiras 098 rezalizará reunião Ordinária em Grau Iniciático e o Mestre Conselheiro, Miquéias Mizá, convida todos os Maçons, DeMolays Ativos e Seniores para prestigiar a reunião que acontecerá às 16:00, nas dependências de nossa Loja.

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Dia das Mães

O Capítulo Príncipe das Caraubeiras participou oficialmente da Missa de ontem no Santuário do Sagrado Coração de Jesus, que abriga os eventos religiosos enquanto a Igreja Matriz passa por reformas.
Os Sobrinhos DeMolays, comandados pelo Mestre Conselheiro, Sobrinho Miquéias Mizá, e com a companhaia dos Consultores do Capítulo, IIr.´. Jaimar Gomes, Antonio Tácio e o Sobrinho Arrilton Carlos, levaram três ojetivos a serem cumpridos: assistir a celebração como bons devotos, agradecer pelo empréstimo do Santuário para o XX CEOD-RN e realizar homenagem as mães.
Todos participaram normalmente da celebração e ao final o Pe. Gerônimo Dantas, Administrador Paroquial e o Presidente da Celebração passou a palavra ao Sobrinho Miquéias, que fez os agradecimentos pelo apoio, pela oportunidade e realiazou a Cerimônia das Flores em homenagem as mães. Em seguida, sob os fortes aplausos dos presentes, os DeMolays distribuiram flores naturais para todas as mães que participaram da Missa.

Ainda deu tempo para posar para foto com o Pe. Gerônimo.

Hino da Maçonaria Brasileira

Para quem não conhece, aqui está o Hino da Maçonaria adotado no Brasil. A composição é de ninguém mais, ninguém menos do que Pedro de Alcântara, Dom Pedro I do Brasil.

Da luz que de si difunde, sagrada filosofia
surgiu no mundo assombrado, a pura Maçonaria.

Maçons alerta, tende firmeza
vingai direitos, da natureza.
Da razão, parte sublime, sacros cultos merecia
altos heróis adoraram, a pura Maçonaria.

Maçons alerta, tende firmeza vingai direitos, da natureza.
Da razão, suntuoso templo, um grande rei erigia,
foi então instituída, a pura Maçonaria.

Maçons alerta, tende firmeza
vingai direitos, da natureza.
Nobres inventos não morrem, vencem do tempo a porfia
há de os séculos afrontar, a pura Maçonaria.

Maçons alerta, tende firmeza
vingai direitos, da natureza.
Humanos, sacros direitos, que calcara a tirania
Vai ufana restaurando, a pura Maçonaria.

Maçons alerta, tende firmeza
vingai direitos, da natureza.
Da luz deposito augusto, recatando à hipocrisia
Guarda em si com zelo santo, a pura Maçonaria.

Maçons alerta, tende firmeza
vingai direitos, da natureza.
Cautelosa, esconde e nega, a profana a gente ímpia
Seus mistérios majestosos, a pura Maçonaria.

Maçons alerta, tende firmeza
vingai direitos, da natureza.
Do mundo o Grande Arquiteto, que o mesmo mundo alumia
Propício protege, ampara, a pura Maçonaria.

Maçons alerta, tende firmeza
vingai direitos, da natureza.

O Hino Maçônico Brasileiro foi escrito pelo Imperador D. Pedro I.
O nome simbólico do Imperador era Guatimozim











Clique na lira e baixe o Hino em MP3.

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Obrigado ao Irmão Tião e a todos os Maçons


A Ordem DeMolay só pode agradecer por ter participado de nossa Abertura do XX CEOD-RN, representando muito bem o nosso Fundador Mundial, Frank Sherman Land e através dele representando todo os Maçons que ajudam a Ordem DeMolay, principalmente em Caraúbas. Nosso mais sincerro Obrigado a um dos maiores e mais graduados Maçons de nossa cidade e através dele a todos os Irmãos que ajudaram da forma que puderam para que alcançacemos os nossos objetivos! Obrigado a cada um de vocês!!!!!!!!!

Atenção ao quadro de avisos


Sessão do Grau de Mestre Maçom, hoje nas dependências da Aug.´. Resp.´. Loj.´. Simb.´. Dr. Antonio Gentil Fernandes 04.

O Venerável Mestre, Ir.´. José Haroldo Gurgel Mota, convida todos os IIr.´. Mestres Maçons a ser fazer presentes, às 19h00min, no Templo de nossa Loja.


T.´.F.´.A.´.

domingo, 10 de maio de 2009

O Novo Mestre Conselheiro


Com a renúncia do Sobrinho Vonúvio Praxedes, assume o Cargo de Mestre Conselheiro o Sobrinho Miquéias Mizá da Costa Sales, que teve muito destaque durante o XX CEOD-RN, na parte da decoração dos ambientes.
Além disso o novo Mestre Conselheiro se destaca pelo seu interesse na Ordem. Com seis meses já era Cavaleiro e 1º Conselheiro do Capítulo viajando todo o estado e com participação efetiva em todas as atividades do Capítulo. Artista plástico, foi o responsável na última gestão pelo concerto de muitos dos materiais do Capítulo e pela aquisição de uma nova Bíblia (Que doou ao Capítulo) por iniciativa própria e também levou a sua experiência como ritualista da Paróquia de Caraúbas para as reuniões e comemorações. Ressalte-se aí a parceria com Irmão Jaimar Gomes, na autoria das Cerimônias do XX CEOD-RN. Também tem uma boa relação com todos os membros do Capítulo.

A vida fora da Ordem DeMolay

Fora da Ordem DeMolay o Sobrinho é Chefe da Tropa Escoteira do 22º Grupo Expedicionário Pedro Maia Filho, sendo um dos que atuou na reestruturação do Grupo, junto com nosso Irmão Francélio Bezerra, Diretor-Presidente.
Mantém o Ateliê Santa Terezinha, que faz serviços de restauração de imagens sacras entre outros serviços, desde concerto a escultura e pintura.

Nós também desejamos muita sorte e as bençãos do G.´.A.´.D.´.U.´. para este valoroso Sobrinho.

Reviravolta inesperada


O já Senior DeMolay, Vonúvio Gouveia Praxedes Júnior, que esteve à frente do Capítulo durante o XX CEOD-RN, não é mais o Mestre Conselheiro de Caraúbas. Dizendo-se preocupado em não poder assumir o cargo devido aos seus novos compromissos profissionais o Sobrinho Vonúvio Praxedes, entregou o cargo na Reunião de ontem logo após ter realizado a Cerimônia da Maioridade do Sobrinho Arrilton Carlos de Brito Filho.
O Sobrinho Vonúvio desenvolve o trabalho de radialista e no momento substitui o apresentador Lalauzinho de Lalau, da RPC em Mossoró-RN, além do programa aos sábados em Caraúbas, e como faz faculdade à noite também em Mossoró, passa a maior parte do tempo fora de Caraúbas, fato que o impossibilita de exercer as funções do primeiro malhete.

Quem assume o Capítulo agora é o antes 1º Conselheiro, Miquéias Mizá da Costa Sales, já empossado no momento em que aceitou a missão de concluir a gestão.
O Presidente do Conselho Consultivo, Francisco Marinaldo Duarte disse que a atitude do Sobrinho Vonúvio pode ser definida com uma palavra: "Humildade", afirmou ele.
O Past Mestre Conselheiro entregou o seu cargo sob aplausos e agradecimentos de todos os membros do Capítulo presentes a reunião.

O Mestre Conselheiro dos grande eventos

Vonúvio Gouveia Praxedes Júnior destacou-se por ser o Mestre Conselheiro dos grandes eventos.
Em 2006, após o Sobrinho Arrilton Carlos de Brito Filho ascender ao cargo de Mestre Conselheiro Estadual, o Sobrinho Vonúvio assumiu o cargo para presidir o Capítulo na realização do Encontro de Líderes daquele ano, que aliás foi um sucesso.
Três anos depois, o Capítulo chama mais uma vez o Mestre Vonúvio para desta vez ajudar a organizar uma dos maiores Congressos Potiguares da história. E mais uma vez com sucesso.
Concluídas as suas funções o Sobrinho Vonúvio "aposenta-se" como um dos maiores líderes de nosso Capítulo, com toda certeza e nós lhe desejamos o maior sucesso em suas novas investidas e que o G.´.A.´.D.´.U.´. o abençoe sempre.

sábado, 9 de maio de 2009

Congresso prova boa relação entre Igreja e Maçonaria

O Congresso Estadual da Ordem DeMolay Potiguar, quebrou muitos paradigmas, mas o mais impressionante para muitos Irmãos do Brasil - que o diga Omar Rogério (Salve, salve) - foi o da relação "complicada" entre Igreja e Maçonaria, que sempre andou longe de acontecer em Caraúbas. As relações sempre foram amistosas.
Provas de tais afirmações podem ser dadas pelo Edifício da Loja Maçônica, doada pela Igreja sob a administração de Pe. Lauretius Slegers; as delcarações de admiração pela Maçonaria e a Ordem DeMolay dadas pelo vereador Paulo Brasil, ex-Administrador de nossa Paróquia; a própria participação da Família Maçônica nos eventos Católicos e o desprendimento com que vários Irmãos e Cunhadas participam das missas e do ECC (Econtro de Casais com Cristo).
Porém, o que deixou os nossos visitantes do XX CEOD-RN, maravilhadas foi a ajuda dada pela paróquia para que o CEOD fosse realizado nas dependências do Santuário do Sagrado Coração de Jesus. Com isso, o Pe. Gerônimo Dantas torna-se digno de nossos mais sinceros agradecimentos, congratulações e encerra de uma vez por todas quaisquer boatos sobre a indisposição deste quanto nossa Sublime Instituição.

Mais uma vez Caraúbas se superou e nós imensamente agradecemos a Deus porque nossos Irmãos têm livre acesso e total liberade religiosa para cumprir a virtude da reverência pelas coisas sagradas, nossa segunda maior virtude. A primeira é o amor aos Pais e em primeiro lugar ao Pai Celeste e Todo Poderoso.

XX Congresso Estadual da Ordem DeMolay do Rio Grande do Norte: "Labore omnia vincit!"


Depois de uns dias inativo em razão das ocupações de todos com o XX CEOD-RN, o nosso blog retoma seus trabalhos justamente para falar sobre este grandioso evento.

Nossos Sobrinhos e Irmãos engajaram-se nesta luta em abril de 2007, em Pau dos Ferros, no XVIII CEOD-RN e receberam não só a compreensão e a confianaça, como também o apoio de todos os que faziam e fazem a Ordem DeMolay nessas terras potiguares.

Foram dois anos de luta de uma comissão que tinha a frente o Sobrinho Arrilton Carlos de Brito Filho, um Capitão valente e organizado, mas que nada poderia se não fosse o disciplinado exército de jovens que forma nossas fileiras, as incansáveis e amadas Sobrinhas Filhas de Jó, as mais que dedicadas, preocupadas Tias Mães DeMolays e Samaritanas e, claro, os Grandes Obreiros de nossa Augusta Oficina, capitaneados por Haroldo Gurgel e com a assistência de Maçons do calibre de Assis Brito e Marinaldo Duarte.

O evento deste ano começou desde muito cedo a inovar. Quando ainda estavam sendo decididas as partes que ainda iriam compor o arcabouço do evento. As reuniões eram eitas em banquetes e bauneários, para dar um clima de tranquilidade e fazer as idéais fluírem. Já tinhamos decidido inovar no kit, nos cerimoniais e principalmente no conteúdo oreferido aos nossos Sobrinhos e Irmãos. A Herança Templária iria ditar o ritmo, ensinando aos jovens como se prender a um ideal e acreditar nele. Neste caso, um futuro com melhores líderes, função precípua da Ordem DeMolay. E não somente isso (Bem Seu Creysson, né?). Queriamos que cada congressista saísse de Caraúbas com algo de bom para usar na sua vida DeMolay, mas também profana e numa bela viagem a Tibau, numa reunião de comissão de debates, resolvemos criar os minicursos para ocupar os jovens que não assumiam cargs de líderes dentro da Ordem Potiguar.
Contamos aí com ajudas que não podem ser mensuradas: Fawller Dantas, Marcelo Jácome, Michael Charles, Judson Gurgel, Omar Rogério (Salve, salve), Gerbey, Lucyan Resende e Bonicley Preston. Todos foram perfeitos e nos proporcionaram a forma de realizar uma das cosias mais importantes do CEOD para nós.
Inovamos nas Cerimônias mesmo mantendo a Cerimônia pré-aprovada para 2007, e que já vinha de mentes Caraubenses. Acrescentamos a gurda de honra toda formada por Cavaleiros Templários que entraram dentro do Santuário e depois de simular uma defesa Templária, protegeram o Irmão Sebastião Paiva que com as alfaias de Grau 33, conduziu o Sobrinho Deivid Eduardo e o presenteou com os baluartes da Ordem DeMolay. Representações pretenciosas de Frank Sherman Land e Louis Gordon Lower. E para completar ainda cantamos o Hino Nacional acompanhados pela agradável e impressionante sanfona de Caçula Benevides, um dos maiores sanfonerios do nordeste, que tem entre seus admiradores, figuras como Dorgival Dantas.
Ainda pudemos acompanhar, uma belo jantar medieval, que serviu de comemoração aos vinte anos bem compeltos de nosso Capítulo e um encerramento também magistral, com uma nova Cerimônia de Posse do Mestre Conselheiro Estadual. E claro, tinha que ter os Intergaláticos do DeMolay Awards.
A decoração foi algo ainda mais fenomenal e que leva a assinatura de outro destaque de nosso Capítulo, Miquéias Mizá, que em 8 do Sob meses de Ordem DeMolay já é nosso 1º Conselheiro, já presidiu reunião e o fez com maestria. Miquéias fez o possível para tornar o cenário inesquecível. E conseguiu. Com muito apoios, emprestimos e com um belo trabalho da Tia Damiana Nunes, mãe do Sobrinho Tiago Ticiano na cofecção das roupas e adereços usados na decoração e na Gurada Templária. Tudo dentro dos conformes.
E as presenças então? Vamos a lista das civis: Pe. Gerônimo Dantas; Vereadores Paulo Brasil, Josean Amorim e Vinícius Carlos de Amorim, nossos DeMolays na Câmara; Presidente do Legislativo, Assis Batista; Prefeito Ademar Ferreira e Vice Alcivan Viana; e ela, Rosalba Ciarline, Senadora da Repúbica e Tia Samaritana, que nos encantou com o seu belo discurso e incendiou uma platéia de 500 pessoas na abertura.
Presenças DeMolays e Maçônicas: Luis Carlos Rocha Silva, Grão-Mestre da GLERN; Haroldo Gurgel, Veneráve Mestre de nossa Loja; Bosco Rodrigues, Venerável Mestre do Oriente de Umarizal; Duílio Levir, Presidente da Alumni Paraíba, Luís Carlos Carvalho, Presidente da Alumni Amazonas, Marilson Santos, PMCN; Rodrigo, MCE de Pernambuco; Neto, MCE do Ceará; Lucyan MCE do Maranhão; Bruno MCE da Paraíba; Waldemberg Almeida, Grande Mestre da Paraíba e seu Escudeiro e Adjunto Edigley Lívio; Omar Rogério, Grande Mestre de Minas Gerais; Vanylton Santos, Presidente da Alumni Brasil; Sandro Romero, PGM do SCODRFB; Carlos Eduarado Braga, Grande Secretário de nosso Supremo. Isso sem contar outras utarquias que vieram sentir nossos ares como o Sobrinho Yurick, nosso batalahdor da Paraíba e o Irmão Pádua batalhador de Pernambuco. Nossos homens do Estado, os de sempre: Hamilton Vieria (dispensa comentários); Kleber Cavalcante; Wagner Lopes; Reovan Brito; Kelsen Henrique; Bony Inoue; Hallrison Dantas; Maxwell Rafael; Arrilton Carlos; Antonio Tácio; Marcos Vinicius Câmara; Francélio Bezerra, Ozíres Alves, Marinaldo Duarte. Assis Brito, Haroldo Gurgel, Joaquim Aprígio Neto; Manoel Dino Filho; Michael Charles; Bonicley Preston; Jaimar Gomes; Judson Gurgel; Fred Felizardo; Oscar Sizenando, Nilson Gurgel, Rocézar Amaral, Vonuvio Gouveia e vários outros que não poderia citar sob risco de perder a reunião que se iniciará dentro de uma hora. Mas todos e mais alguns abrilhantaram este evento.
Mas meus Irmãos, mesmo tudo estando dentro destes padrões, não teríamos conseguido sem os Irmãos que se doaram de corpo e alma junto com Sobrinhas, Tias e Cunhadas, além de muitos Irmãos que ajudaram direta ou indiretamente. Não teríamos conseguido sem as noites mal dormidas na Maçonaria. Sem a bagunça organizada da pintura dos escudos e lanças, as correrias lá em Damiana, as discussões de Arrilton, Vonúvio, Miquéias, Jaimar, Fabunho e Rocézar, o Aniversário surpresa de Fernanda (que nõa foi mais surpresa) e muitos outros sacrificios que fizemos e que foram reconhecidos antes, durante e depois do evento. Tudo isso foi arquitetado em cima do amor a Ordem e da responsabilidade de manter nas alturas o nome de nosso capítulo e de nossa Loja. Conseguimos por que Deus nos guiou abrindo até mesmo o chuvoso céu de nossa cidade e nos conduzindo pelo caminhos certos, acho que até mesmo nos ajudando com uma presença mais forte que o habitual para nos encorajar a tirar forças não sabemos de onde. Devemos mais ainda ao Criador dos Mundos agora.
Mas temos outra certeza. A de que conseguimos porque o TRABALHO em equipe pode nos levar longe e quebrar barreiras. Porque o trabalho tudo conquista por que "Labore omnia vincit".