terça-feira, 23 de junho de 2009


Em solicitação a aprovação da Emenda 33 na Suprema Sessão, que altera o texto da seção 1 (a), Artigo IV, da Constituição do Bethel, referente à elegibilidade, o Tio Alexandre (Tio Alcoro) de São José do Rio Preto - SP disponibilizou um abaixo-assinado. Esta alteração prevê a possibilidade da iniciação de peregrina que, não tendo o devido parentesco maçônico atualmente exigido, estará sob a responsabilidade de um Maçom Regular.

O Brasil possui uma grande força dentro da ordem visto que o maior número de membros iniciados se encontram aqui em nosso país, porém, alguns betheis, pequenos como o nosso, encontram uma entrave nesta seção.

Apoiamos tal emenda por acreditar que, uma vez aprovada, estenderá a um maior número de meninas a oportunidade de usufruir dos ensinamentos da Ordem Internacional das Filhas de Jó e, ainda sob um olhar administrativo, aumentar o número de possíveis meninas a serem iniciadas e de membros ativos".

Precisamos obter mais de 500 assinaturas até 30 de julho para que na Suprema Sessão (Estados Unidos) esta emenda seja aprovada.

Confira o link e dê a sua colaboração para o engrandecimento da ordem e, especialmente, do nosso Bethel.

Assine também o abaixo-assinado clicando aqui.


No Campo "ENDEREÇO", coloquem a identifação de seu Bethel ou Loja Maçônica e se você é Filha de Jó, Membro de Maioridade, Membro de Conselho Guardião ou Maçom.A IDENTIFICAÇÃO DO BETHEL DEVE SER FEITA PELO NÚMERO (OU UD), NOME OFICIAL E JURISDIÇÃO. NÃO DEVE SER COLOCADO O NOME FANTASIA.

sábado, 20 de junho de 2009

Escudeiros da Távola Redonda


Capítulo Príncipe das Caraubeiras dá primeiros passos para a fundação dos Escudeiros da Távola Redonda, Ordem formada por jovens entre 09 e 12 anos e que procura ensinar pri´ncipios basilares semelhantes aos da Ordem DeMolay e que, ao invés de ser patrocinada pela Loja é patrocinada pelo próprio Capítulo.

Saiba mais no Site do Capítulo Príncipe das Caraubeiras.

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Grande Sessão do Grande Bethel do Rio Grande do Norte da Ordem Internacional das Filhas de Jó


Grande Conselho Guardião do RN
A Grande Sessão Anual acontecerá nos dias 27 e 28 de junho de 2009, aqui na cidade de Mossoró, na Loja Maçônica "24 de Junho". A sua presença é muito importante!

Segue abaixo a programação:

Local: Loja "24 de Junho"
Endereço: Rua 30 de Setembro, 273 - Centro
Mossoró - RN
Tel.: 3321-3196 / 9108-6192

Dia 27/06/09 - (Sábado)

- 8:00 h - Recepção e Inscrições;


- 8:30 h - Lanche;

- 9:00 h - Palestra – Início da OIFJ, no RN - Joaquim Aprígio Neto;


- 10:00 h – Palestra – Relações Humanas – ;


- 11:00 h - Oficinas para as Filhas de Jó, com eleição para a nova diretoria;

- 10:00 h - Reunião Administrativa com os Conselheiros, com eleição para o novo Conselho;

- 12:00 h - Almoço;

- 14:00 h - Plenária ( com todos);

- 14:00 h - Prova escrita ( somente para as candidatas a Miss Filha de Jó;

- 15:00 h - Prova do Robe e desenvoltura ( Miss);

- 16:00 h - Encerramento das atividades do dia.


- 16:30 h - Lanche

Observação: Noite livre - Opção - Mossoró Cidade Junina


Dia 28/06/09 - (Domingo)

- 9:00 h - Reunião do Grande Bethel, com posse do Grande Conselho e Grande Honorável Raínha.

- 12:00 h - Almoço

- 14:00 h - Saída dos Betheis, se assim o desejarem.

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Sinceridade Cristã

Mateus, 5:

33 Outrossim, ouvistes que foi dito aos antigos: Não jurarás falso, mas cumprirás para com o Senhor os teus juramentos.
34 Eu, porém, vos digo que de maneira nenhuma jureis; nem pelo céu, porque é o trono de Deus;
35 nem pela terra, porque é o escabelo de seus pés; nem por Jerusalém, porque é a cidade do grande Rei;
36 nem jures pela tua cabeça, porque não podes tornar um só cabelo branco ou preto.
37 Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; não, não; pois o que passa daí, vem do Maligno. (Tradução de João Ferreira de Almeida Atualizada)

Este pequeno estudo envolve a questão dos juramentos prestados pelos maçons e a sua pretensa incompatibilidade com os princípios cristãos expostos na Bíblia Sagrada e mais especificamente nos ensinamentos de Jesus Cristo conforme os evangelhos.

É necessário, para que tal assunto seja bem compreendido, que seja tratado de modo amplo e contextualizado em todo o conjunto de ensinamentos contidos na Bíblia Sagrada e não, simplesmente, tratado nos limites de uma frase ou versículo. No meio cristão é comum a citação “um texto fora do contexto é apenas pretexto (para heresia)”.

Em hermenêutica a regra de contextualização é básica para qualquer estudo que se pretenda fazer. Encontra-se desde os séculos XVII e XVIII o uso do termo no sentido de uma interpretação correta e objetiva da Bíblia. Spinoza é um dos precursores da hermenêutica bíblica.

É importante salientar que a minha motivação de apresentar estes comentários, buscando aprender o propósito de Deus pelo ensino da Escritura, é prática e pessoal e não acadêmica e polêmica.

Convido ao prezado leitor que utilize uma Bíblia Sagrada para acompanhar o desenvolvimento do estudo e para ler os textos indicados. Melhor ainda que sejam pesquisados os textos em diversas diferentes traduções da Bíblia Sagrada, incluindo aquelas com comentários a respeito dos textos.

Quanto mais amplo o seu estudo, melhor será o resultado para você. Vamos, então, ao estudo do tema.

Em hebraico há duas pa­lavras, shebhü'â e 'ãlâ; em grego encontramos horkos.

Das duas palavras hebraicas. 'Ãlâ é a mais vigorosa: significa um juramento de execração ou maldição invocado contra a pessoa que quebra um juramento feito; shebhü'â se deriva do vocábulo que significa 'sete', o número sagrado, e tem referência ao ritual de um juramento.

As Sagradas Escrituras muito têm a dizer sobre juramentos feitos pelos homens. Um juramento é a invocação de uma maldição sobre aquele que rompe com a sua própria palavra (1 Sm 19:6) ou se tal pessoa não está proferindo a verdade (Mc 14:71).

Essa idéia de invocação de uma maldição contra si mesmo tem levado alguns eruditos a sugerirem que, por ocasião da invocação do Nome de Deus está envolvido um juramento que 'libertava a ação de Deus', onde o hebreu entregava a Deus o dever de agir contra o indivíduo perjuro ou falso (A. Le­liêvre, em Vocabulary af the Bible (ed. J.-J. von Allmen), 1958).

No ato de ser feito um juramento, vários meios (Gn 24:2; Dt 32:40) e fórmulas (Nm 5:12; Gn 31:50; Jz 8:19; 2 Rs 2:2; Jr 42:5; Mt 5:34-36; 23:16) eram adotados.

Freqüentemente os temíveis efeitos de sua falta de cumprimento não eram expressos (2 Sm 3:9. mas veja também Jr 29:22).

A seriedade dos juramentos é destacada nas leis de Moisés (Ex 20:7; Lv 19:12). Os israelitas eram proibidos a fazer seus juramentos por deuses falsos (Jr 12:16; Am 8:14). Ezequiel fala de modo a deixar entendido que o perjúrio era punível com a morte 17:16 e segs. Entretanto, na lei, o testemunho falso prestado por uma testemunha, e a negação de um juramento a respeito de algo encontrado ou recebido (Lv 5:1-4; 6:1-3), podia ser expiado por uma oferta pelo pecado (Lv 5:5 e segs.; 6:4 e segs.).

Jesus ensinou que os juramentos obrigam aqueles que os proferem (Mt 5:33). A conversação diária do crente deve ser tão sagrada como um juramento. Não deve ter o crente dois padrões de verdade, como certos judeus que usavam duma graduação móvel em relação aos juramentos. No reino de Deus os juramentos tornar-se-ão finalmente desnecessários (Mt 5:34-37). O próprio Cristo aceitou o juramento imprecatório (Mt 26:63 e segs.), e Paulo também jurou (2 Co 1:23; Gl 1:20).

Jesus, nesta passagem didática, está se referindo a um legalismo estreito e enganador, que exige um juramento específico para obrigar o cumprimento daquilo que foi falado.

A implicação de uma tal abordagem com relação à honestidade, é que só necessitamos sermos verdadeiros sob juramento. Ele proibiu também a idolatria implícita de jurar por qualquer coisa que não fosse Deus.

Indica que os juramentos sem necessidade são contrários ao espírito de simplicidade evangélica recomendada pelo Senhor Jesus.

No Antigo Testamento juramentos em nome do Senhor eram obrigatórios em determinadas ocasiões: quando a palavra necessitava de um fiador idôneo ou mesmo diante de um voto.

A quebra da palavra empenhada era um ato sujeito às penas da Lei (Ex. 20.7; Lv 19,12; Dt 19.10-19 ).

Deus era (e é) o juiz onisciente de toda a falsidade. "...tão certo como o Senhor vive" (1 Sm 14:39). Essa ênfase na santidade dos votos ocorria devido à falsidade costumeira entre as pessoas em seus acordos cotidianos.

Jesus ensina que o verdadeiro cristão deve ser autêntico e sincero em suas afirmações; afastando-se de toda a ambigüidade e falsidade comuns neste mundo controlado pelas forças do Diabo.
As Escrituras igualmente testificam que Deus se comprometeu por juramento (Hb 6:13-18). O que o Senhor se comprometeu a realizar foram Suas promessas para com Seu povo ligado Consigo mediante pacto: por exemplo, Suas promessas aos patriarcas (Gn 50:24), Suas promessas à dinastia da­vídica (SI 89: 19-37,49), Suas promessas ao Rei-Sacerdote messiânico (SI 110: 1-4).

O Garantidor de todas essas promessas é Jesus Cristo, em Quem tais promessas encontram sua resposta afirmativa, 'Sim' ou 'amém' (2 Co 1:19 e seg.; cf. Is 65:16).

Por ocasião do Seu advento, Jesus Cristo cumpriu os antigos juramentos de Deus aos patriarcas (Lc 1:68-72; 2:6-14), a Davi (At 2:30), e ao rei-sacerdote do Antigo Testamento (Hb 7:20 e seg., 28). Vd E. C. Walls, em A Theola­gical Word Book of the Bible (ed. A. Ri­chardson), 1950, págs. 159 e seg.

Comentários complementares, de minha parte, como cristão e maçom:

Reitero o fato de que os votos e juramentos maçônicos não são dirigidos para compromissos com pessoas e, sim, são compromissos assumidos para a defesa e prática de princípios éticos e morais, tais como:

- não revelar os meios de identificação (reconhecimento) usados pela maçonaria. Este fato não o impede de declarar-se maçom quando inquirido a este respeito.

- defender e proteger os maçons esparsos pelo mundo naquilo que for possível, necessário e justo (ou seja, que não ultrapasse nenhum limite físico, material ou de consciência)

- conservar-se sempre como cidadão honesto e digno, submisso às leis democráticas do País, amigo da sua família, maçom sincero e nunca atentando contra a honra de alguém.

Reitero, também, que a maçonaria não é uma instituição secreta e suas reuniões e administrações são realizadas em local plenamente identificado e a constituição das Lojas segue as leis associativas vigentes no País. O fato das suas reuniões serem exclusivas para os seus membros não a constitui em uma “organização secreta”.

Na tomada de decisão de aceitar um convite para ingresso em uma Loja maçônica, o cristão deverá ponderar estes e outros pontos em profundidade. Espero que este estudo contribua positivamente na elucidação e esclarecimento deste tema tão sensível e importante para nós cristãos maçons e potenciais candidatos.

Tiago 1:7-8 "... e cada decisão que vocês tomarem assim, será insegura, na medida em que vocês se voltam ora para um lado, ora para o outro. Portanto, se vocês não pedirem com fé, não esperem que o Senhor lhes dê alguma resposta concreta".

Ir. Kleber Siqueira

ARLS Universitária Urbi et Orbi 657 – GLESP Or. de São Paulo

Fonte: Site Salmo 133

Atenção ao Quadro de Avisos


Nesta sexta-feira acontecerá Sessão Econômica no Grau de Ap.´. M.´. em nossa Loja. A Sessão acontecerá às 19h00min e o Venerável Mestre Convida todos os IIr.´. para que se façam presentes.

Que o G.´.A.´.D.´.U.´. nos ilumine e guarde.

sexta-feira, 12 de junho de 2009

Mudança de planos


O Grau DeMolay foi remanejado para às 15h00min, mas ainda é amanhã. Ainda esperamos a participação de todos os DeMolays e Maçons

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Atenção ao quadro de avisos


O Capítulo Príncipe das Caraureiras realizará Sessão Magna de Elevação ao Grau DeMolay neste dia 13, sábado, às 18h30min no Templo de nossa Loja. Fica o convite a todos os DeMolays e Maçons aptos e o aviso de que hoje e amanhã haverá ensaio da Cerimônia na Loja, para os DeMolays às 19h00min.

Mais detalhes: www.demolaycaraubas.com.br

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Site do Capítulo está de volta


O Sobrinho Tiago Ticiano de Oliveira, Senior DeMolay Secretário de Assistência Social do Colégio Chevalier Pedro Aragão, já fez a manutenção e colocou no ar mais uma vez o site do Capítulo que teve o patrocínio da empresa do mesmo Reggae Host, nos últimos tempos em que esteve no ar.
O site conta com serviço de e-mail com qualidade Gmail e está todo disponível para uso e para servir de meio mais efetivo e autônomo de divulgação para o Capítulo. O endereço é www.demolaycaraubas.com.br e precisa de apenas alguns ajustes para ficar 100% atualiado. Qualquer notícia pode ser enviada para jaimar@demolaycaraubas.com.br que será publicada.

Vale a pena conferir e mais uma vez obrigado ao Sobrinho Tiago Ticiano pela iniciativa e pelo belo trabalho.

Série Belos Paramentos



Estas são as alfais usadas pelos Príncipes de Jerusalém, 16º do Rito Escocês Antigo e Aceito, o mais práticado no país.

Fonte: Ateliê Triângulo Maçônico

Maçons Famosos: José Wilker


José Wilker de Almeida (Juazeiro do Norte, 20 de agosto de 1944) é um ator e diretor brasileiro.

José Wilker começou a carreira como locutor de rádio no Ceará, onde nasceu, e se mudou para o Rio de Janeiro aos dezenove anos.

Seu primeiro filme foi em 1965, A falecida. Em 1979 esteve no elenco do filme Bye Bye Brasil e em 1985, no elenco de O Homem da Capa Preta.

Estreou nas telenovelas em 1973, em Bandeira 2, de Dias Gomes, na TV Globo. Fez muito suceso com a novela Roque Santeiro na qual deu vida o protagonista Roque Santeiro junto com Regina Duarte. Entre 1997 e 2002, dirigiu boa parte dos episódios do Sai de Baixo, além de ter participado de um dos episódios do programa, em 1997.

Entre seus papéis mais marcantes no cinema estão Tiradentes, no filme Os Inconfidentes, de 1972; Vadinho, do recorde de bilheteria nos cinemas Dona Flor e Seus Dois Maridos, de 1976; o político Tenório Cavalcanti de O Homem da Capa Preta, de 1986 e Antônio Conselheiro, de Guerra de Canudos, de 1997. Na minissérie JK, interpretou Juscelino Kubitschek mais velho, quando presidente da república.

Amante de cinema, tem aproximadamente quatro mil fitas em casa. Mostrou ao público essa faceta assinando uma coluna semanal sobre o assunto no Jornal do Brasil e fazendo comentários de filmes nos canais de televisão por assinatura Telecine da Globosat. É também comentarista oficial da transmissão da premiação do Oscar da Rede Globo.

Wilker é descendente de neerlandeses. O primeiro casamento de José Wilker foi com a psicológa Elza Maria Barros da Rocha Pinto, professora do Instituto de Psicologia da UFRJ. De todas as relações que manteve com as mulheres de sua vida, esta foi a mais duradoura, pois permaneceu nela por doze anos. Depois deste casamento, José Wilker teve duas filhas: Mariana, com a atriz Renée de Vielmond, e Isabel, com a atriz Mônica Torres.

Fonte: Wikipédia

sexta-feira, 5 de junho de 2009

Atenção ao quadro de avisos!!!

Hoje a capela de Santo Antônio do Bairro Leandro Bezerra continua sua festa.
Noiteiros: Maçons, Associação Teotônio Neves de Brito, Ordem dos Demolay, Filhas de Jó, Samaritanas, Clube de Mães Demolays, Colégio Alumny.
Pregador: Marcos Roberto
Tema: "Aquele que se gloria, que se glorie no Senhor" (I Cor 1, 26-31)

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Maçons famosos: O inventor da lâmina de barbear (Gilete)


King Camp Gillete (Wisconsin, 5 de janeiro 1855 - Los Angeles, 9 de junho de 1932), é o inventor norte-americano da lâmina de barbear.

Gillete trabalhava para o inventor da tampa descartável de garrafas. A ele foi pedido que inventasse algo que fosse usado apenas uma vez para que o cliente voltasse para comprar mais produtos. Cinco anos depois ele criou a lâmina de barbear descartável tal como conhecemos.

Em 1903 fundou a companhia Gillette Safety Razor Company, com um baixo preço e facilidade de uso logo seu invento se tornou um fenômeno.

Atenção ao quadro de avisos


Sábado, 06, as 17 horas haverá reunião ritualística do Bthel#04 no templo da Augusta e Respeitável Loja Simbólica Dr. Antônio Gentil Fernandes.
Agradecemos, antecipadamente, a presença de todos que puderem comparecer.

Pé na estrada


Nossa Loja realizou visita nesta terça-feira, dia 2 de junho, à Loja Maçônica Vale do Apodi. Formaram a comitiva os IIr.´. Haroldo Gurgel Mota, Ven.´. M.´., Elias Alves 1º Vig.´. (Venerável Mestre Eleito), Marinaldo Duarte.´. 2º Vig.´., o M.´. M.´. Alfredo Azevedo e os AAp.´. MM.´. Antônio Tácio, Fagner Brito e Antonio Jaimar.
Apesar de um repentino e rápido blackout (é sim faltou energia durante uns 15 minutos) a reunião foi muito proveitosa para estreitar os laços entre as Lojas de potências distintas e reestabelecer o hábito da intervisitação das Lojas desta região. A Loja Vale do Apodi já garantiu presença na posse do Ir.´. Elias ALves no próximo dia 27 de junho
A visita foi encerrada com um jantar oferecido pelo Clube de Samaritanas da Loja anfitriã.
Agradecemos a Cunhada Regina Alves e ao Ven.´. M.´. Gilvan Alves que juntamente com os IIr.´. tão bem nos recepcionou.

20 anos depois: A paz está na praça?



Parece mais um combate lendário entre o bem e o mal, no entanto, esse foi mais um fato vergonhoso para a história da humanidade. Trata-se do Massacre da Praça da Paz Celestial, ou Tiananmen, ocorrido entre 15 de abril e 4 de junho de 1.989 em Pequim, na China.


A causa era no mínimo plausível, quando estudantes, intelectuais e trabalhadores lideraram uma série de manifestações pois acreditavam que o governo do Partido Comunista era demasiado repressivo e corrupto, e que as reformas econômicas na China haviam sido lentas e que a inflação e o desemprego estavam dificultando suas vidas.


O que era de direito transformou-se em motivo para derramamento de sangue. O Partido Comunista se dividiu de acordo com opiniões e alguns dos seus representantes optaram por suprimir os protestos através da força e da violência enviando um verdadeiro arsenal para lutar contra o povo.


E agora, 20 anos depois, o que mudou na humanidade? O que o povo e os poderosos puderam aprender com lamentável acontecimento? E nós, americanos, latinos,brasileiros somos isentos a esse atestado de "incapacidade de fazer política"?


Na China o fato está condenado ao esquecimento, mas para a humanidade ele deveria servir como um exercício crítico capaz de nos transformar em "Rebeldes Desconhecidos" onde mesmo sozinhos, ou não, e ainda que desarmados, sermos capazes de parar uma fileira de "tanques de guerra".