segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Capítulo é destaque em portal de notícias local.


O Capítulo Príncipe das Caraubeiras 098, patrocinado por nossa Loj.´. é um dos destaques de hoje do portal Caraúbas.net pela I Semana de Valorização das Escolas Públicas.

Foi realmente um serviço notável e os IIr´. e Sob.´. estão de parabéns.


T.´.F.´.A.´.

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Entrevista com Irmão Clark Razec - Mestre Conselheiro da 38ª Gestão 2009-2 - Capítulo Príncipes das Caraubeiras Nº 98 (GCE/RN - SCODRFB)

Meus Irmãos e Amigos,

Nesta 5ª semana de Entrevistas do "BLOG DO OMAR", gostaríamos de primeiramente comemorar e principalmente AGRADECER a vocês nossos Leitores e Colaboradores, pela FORÇA que estão me dando para continuarmos nesta empreitada, mostrando a puljância da marca "BLOG DO OMAR", consolidada que já está no meio DeMolay, Maçônico e até mesmo Profano, para alguns que não são membros de nossa Ordem, mas a conhecem, admiram e estão nos acompanhando a cada semana, OBRIGADO do fundo do meu coração por estas demonstrações de amizade e carinho para com a minha pessoa, o Brasil INTEIRO, irmãos de todos os Estados se cadastrando como SEGUIDORES e esperamos que cada vez aumente ainda mais...

Semana passada, iniciamos uma saga de entrevistas, começada pelo irmão Paolo Deon, membro do GCE-SP, que representou os Mestres Conselheiros da Região Sudeste. Por sugestão de um de nossos assíduos Leitores e que foi prontamente aceita por nós, estaremos conversando nas próximas 3 semanas, além desta que agora se inicia, com 1 Mestre Conselheiro de cada Região do País, realizando uma verdadeira SAGA, andando pelas 5 grandes concentrações administrativas do Brasil.

Aproveitando o ensejo e já emendando de primeira, lhes informamos que hoje estaremos publicando nossa conversa com um Amigo, Irmão, MC de um Capítulo o qual temos guardado no Coração: Trata-se do Irmão Clark Razec Rossani do Amaral Bezerra, ou apenas Clark Razec, MC do CAPÍTULO PRÍNCIPES DAS CARAUBEIRAS Nº 98, da cidade de Caraúbas/RN, que nesta conversa estará representando os Mestres Conselheiros da Região Nordeste do Brasil.

Tivemos a Honra e o Prazer de visitarmos Caraúbas durante a realização do CEOD 2009 do Estado do Rio Grande do Norte; a maneira como nos receberam lá, jamais esqueceremos, foi uma grande satisfação para nós realizarmos esta entrevista e espero sinceramente que seja esta a mesma sensação de vocês ao lê-la:

"Meu Capítulo há poucas semanas instalou um Castelo, e vejo que os Escudeiros têm um papel fundamental no melhoramento do Capítulo futuramente (Clark Razec, outubro/2009)"...
1) Clark, mostre a todos o seu PERFIL COMPLETO (nome, onde nasceu, quando, definições, idéias) “cartão de visitas” para que o conheçamos melhor..

R – Sou Clark Razec Rossani do Amaral Bezerra, tenho 17 anos, nasci no dia 10 de março de 1992 na cidade de Caraúbas/RN. Moro com meus pais e mais dois irmãos mais velhos, uma irmã e um irmão que inclusive é Sênior DeMolay e Past Mestre Conselheiro. Tenho 5 anos de Ordem e sou o atual Mestre Conselheiro do Capítulo Príncipe das Caraubeiras nº 098.

2) Como, onde, quando e em que circunstâncias você conheceu a Ordem DeMolay e foi convidado a integrar as nossas Fileiras?

R – Conheci através do meu irmão, ele tinha iniciado na ordem e fiquei encantado quando fui à Cerimônia Aberta no dia da iniciação dele. Foi a primeira vez que tive um contato mais próximo com a ordem e já de cara vi que queria ser um DeMolay como o meu irmão.
Não fazia a mínima idéia do que se tratava de fato, só sabia que eu queria ser aquilo porque eu achava que seria algo muito bom. Esse desejo aumentou quando eu via os desfiles de 7 de setembro nas ruas, e nas procissões do padroeiro da cidade quando sempre os DeMolays marcavam presença.
Resolvi pedir ao meu pai pra que ele falasse com um primo nosso que era recém iniciado na maçonaria que me indicasse para ser iniciado no Capítulo, e foi assim que deu certo. Iniciei no dia 10 de Julho de 2004 com 12 anos de idade.

3) Em 2004, como todos sabemos, a Ordem DeMolay Brasileira dividiu-se em 2 Supremos Conselhos. No seu Estado, o Rio Grande do Norte, todos os Capítulos são filiados ao mesmo Supremo (SCODRFB). Qual é o seu pensamento a respeito desta “nova realidade” da nossa Ordem em nosso País? E mais, especificamente qual é a sua VISÃO de tudo isso no âmbito da Região Nordeste, da qual você foi escolhido por este BLOG para representar nesta série de entrevistas?

R – Em 2004, tinha acabado de iniciar na Ordem e na época lembro-me que não era algo muito discutido com nós. E quando soube da divisão demorei um pouco a entender más também não procurei me interessar no assunto, pois não me trazia curiosidade. Acho que também pelo fato de que o nosso Capítulo, pelo que me disseram os DeMolays mais velhos, foi um dos únicos no estado que não se envolveu com as brigas e divisões, e que procurou trabalhar normalmente. Na época era o único Capítulo bem estruturado com mais de 40 membros ativos, coisa que os outros não tinham.
O nosso Estado ele não possui nenhum Capítulo filiado ao SCODB, e eu não sei como é ter contato com Capítulos desse Supremo Conselho. Mas vejo que o nosso país perdeu e continua perdendo muito com essa divisão, não procuro nem saber quem é que está errado, quem errou e quem foram os culpados por isso, mas acho que foge do que nossa Ordem preza nos ensinamentos. Espero que haja um dia que o objetivo da Ordem DeMolay Brasileira seja único, todos com o mesmo pensamento.

4) Qual seria, também na sua visão, o principal OBJETIVO da Ordem DeMolay nos dias atuais? Continuam os mesmos de 1919 quando ela foi criada? Se não, em que se modernizaram?

R – Vejo que a Ordem DeMolay mudou bastante, necessidades foram sendo aplicadas, modos diferentes de se conduzir um Capítulo apareceram, etc. Nosso objetivo maior é o da formação de grandes líderes para que eles possam servir a sociedade. Antes, era mais restrito às reuniões ritualísticas e hoje a Ordem vai além de nossas reuniões, há a preocupação com muito mais coisas, com mais assuntos administrativos e extra-capitulares.


5) Você como um DeMolay Ativo que ainda o és, o que espera dos Dirigentes do GABINETE ESTADUAL RN, do GRANDE CONSELHO ESTADUAL RN e do SUPREMO CONSELHO DA ORDEM DeMOLAY PARA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL?

R – De modo geral vejo que todos os Irmãos e Tios que estão à frente do Gabinete de nosso estado, do Grande Conselho e do Supremo, são de extrema capacidade de conduzirem os trabalhos muito bem. No Gabinete, creio que precisamos de um melhoramento na administração dos Capítulos com um maior apoio para que eles tenham uma boa formação de ritualística e administração, e também um bom número de DeMolays ativos freqüentando. O Gabinete está indo bem, tem um maravilhoso projeto que é o CRE (Certificado de Referência Estadual), semelhante ao CRN, que incentiva muito os Capítulos a trabalharem e cumprirem suas obrigações com boas premiações. Espero que o nosso Grande Conselho consiga lutar para criar uma sede fixa, podendo ele conduzir os trabalhos da melhor forma. Achei uma ótima idéia a criação de mais outros tipos de honrarias para DeMolays e Sêniores, onde há um reconhecimento pelo trabalho realizado por eles e também uma grande forma de incentivo. Que o Supremo possa expandir seu trabalho, incentivando Capítulos e criando também projetos sociais com parcerias entre ONG’s e outras organizações.

6) Qual seria a PRINCIPAL MUDANÇA Administrativa que sugeririas ao Supremo Conselho?

R – O de expandir a Ordem dos Escudeiros da Távola Redonda ainda mais pelo país, implantando Castelos de Escudeiros nos Capítulos. Meu Capítulo há poucas semanas instalou um Castelo, e vejo que os Escudeiros têm um papel fundamental no melhoramento do Capítulo futuramente.
Onde eles iniciarão na Ordem DeMolay já preparados e bem conduzidos, sabendo falar melhor, tendo já os nossos princípios em mente, e assim ingressarão tendo uma boa base.

7) Assim como fizemos semana passada, com o MESTRE CONSELHEIRO que representou a Região Sudeste nesta série de entrevistas, te pedimos também que deixe no ar alguma dica para a Comissão Organizadora do 6º CONGRESSO NACIONAL, que será realizado em julho/2010, na capital federal, Brasília: O que você como DeMolay Ativo, da Região Nordeste, o que gostaria de ver sendo discutido ou palestrado durante estes 3 dias em que ocorre?

R – Nunca participei de um Congresso Nacional. Se o Pai Celestial me permitir estarei presente no 6º CNOD em Brasília, nosso Capítulo já está se planejando para ir. A exemplo do CEOD-RN, que esse ano foi realizado por nosso capítulo, acharia muito interessante que houvesse não só palestras de assuntos DeMolays como sempre, mas que abordassem questões que servem diretamente para nosso futuro pessoal/profissional, como mini-cursos de Primeiros Socorros, Preparação do Jovem para o Mercado de Trabalho, Educação no Trânsito, entre outros que não se vinculam somente a Ordem. E ainda deixo a sugestão de ter um show de humor para os congressistas, acho que seria muito bom.

8) Quais são ainda seus Objetivos a serem alcançados na Ordem antes de tornar-se Sênior e mesmo após?

R – Ao sair do cargo de Mestre Conselheiro, pretendo me empenhar em resolver questões administrativas de meu Capítulo e pretendo seguir na Cavalaria, onde serei investido dia 18 deste mês.
Tenho o desejo de trabalhar no Gabinete Estadual, olhar a realidade dos Capítulos no meu estado e ajudá-los, para mantermos uma Ordem forte no Rio Grande do Norte.
Como Sênior, pretendo ser membro da Alumni primeiramente, e também fazer parte do Conselho Consultivo de meu Capítulo.

9) Você é um ESTUDANTE da área de Ciências e Tecnologia e já soubemos extra-oficialmente, objetivando ser Engenheiro Civil; Graduando pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido do Rio Grande do Norte. Porque escolhestes fazer este Curso? Pretendes seguir carreira nesta área por algum motivo específico ou vocação mesmo? Fale de suas expectativas para o rumo Profissional de sua vida.

R – Vejo que Engenharia Civil tenha algo haver comigo na questão de desenho e planejamento de edificações, etc. É algo que me chama bastante atenção. Mas ingressei no curso agora, estou ainda no primeiro semestre, me acostumando ainda com a rotina de universitário, e possa ser que daqui para o término dele eu mude de planos e escolha outra engenharia para me especializar, tendo em vista que o curso oferece sete engenharias diferentes para a especialização.

10) Você tem acompanhado o BLOG DO OMAR? O que achou deste novo espaço na Internet que objetiva trazer à presença de todos, pessoas conhecidas nacionalmente, outras não, de maneira a dar oportunidade a todas as camadas da Ordem de exporem suas opiniões e idéias? Algum recado especifico para o mantenedor deste BLOG?

R – Fui saber que tinha o blog através de um irmão DeMolay há poucas semanas, mas já o visitei muitas vezes e olhei as entrevistas com os outros irmãos. O que me chamou muita atenção foi justamente a oportunidade dada aos entrevistados mostrando que todos têm vez, não só apenas DeMolays conhecidos nacionalmente. Que procura mostrar os diversos tipos de opiniões sobre a Ordem, nos diversos locais do país. Onde em cada local existe uma realidade diferente. Parabenizo o Tio Omar e espero que ele continue mostrando dessa forma, apresentando DeMolays de locais diferentes, de culturas diferentes e de todas as camadas da Ordem.


11) Estive em Caraúbas/RN, no mês de Maio/2009, me encantei com o Capítulo, com o Trabalho, com os irmãos e tios que tanto se dedicam à causa da Ordem DeMolay, vi o quanto o trabalho é feito com Amor, com o Coração, além da grande oportunidade a mim concedida de fazer uma palestra a uma platéia tão diversificada, com gente dos 4 Cantos do Rio Grande do Norte e de todo Nordeste.
Como foi para o Capítulo Príncipes das Caraubeiras, realizar mais uma vez o maior Evento da Ordem DeMolay Potiguar, com Eleições do Gabinete Estadual e também do GCE-RN, além de receber tantas autoridades DeMolays, Autoridades Civis, na cidade de Caraúbas naquele fim de semana tão produtivo? Qual foi a MAIOR DAS LIÇÕES que vocês aprenderam para sempre em vossas trajetórias?

R – Foi um momento ímpar para o nosso Capítulo. Marcante para todos os membros, pois além de estarmos completando 20 anos de Ordem em nosso município, sediamos um Congresso Estadual onde contamos com a presença não só de Capítulos do nosso estado, mas de muitos outros estados e de grandes autoridades DeMolay de nosso país.
O Congresso ainda é lembrado por todos nossos membros, pois foi onde todos eles se uniram por uma única causa, onde maçons e filhas de Jô juntaram-se a nós para realizarmos com muito sucesso esse evento.
Foi um congresso onde procuramos inovar e aplicar um novo conceito de se fazer. Trouxemos uma Senadora da República do nosso estado, que fez uma palestra para os congressistas na abertura, implementamos os mini-cursos de vários assuntos diferentes, com várias opções para satisfazer ao maior número de DeMolays possíveis e trabalhamos com um tema que foi a “Herança Templária” para dar um toque a mais ao evento.
Creio que a maior lição mostrada e aprendida foi a da União entre nós todos para a realização, o Companheirismo sem dúvida foi a virtude que mais permaneceu, recebemos o carinho e compreensão de todos os congressistas onde saíram satisfeitos e felizes com o evento.


12) Qual foi o momento que mais MARCOU, até agora, a sua trajetória como DeMolay? Alguma passagem que nunca tenha se apagado de vossa memória? Alguma personalidade que você tenha conhecido que pense que nunca se esquecerá dela?

R – Houverão vários momentos marcantes em minha trajetória. Nunca esquecerei do meu primeiro CEOD, das duas Cerimônias da Legião de Honra que pude estar presente na do Tio Santiago em Caicó/RN e do Tio Waldemberg no CEOD-PB na cidade de Cajazeiras/PB.
Mas o Congresso Estadual que nosso Capítulo realizou sem dúvidas foi o principal. A abertura foi muito emocionante, com os nossos irmãos formando uma espécie de guarda dos cavaleiros templários e vestidos a caráter.
Foi onde conheci grandes DeMolays de diversos locais e fiquei encantado com o modo de trabalharem com amor pela Ordem.
Nunca me esquecerei da palestra feita pelo Tio Omar, sobre liderança, onde pude levar seus ensinamentos para o Capítulo e aplicar como Mestre Conselheiro. Acho que foi muito produtivo para minha vida DeMolay.

13) Este espaço, sempre igual em todas as nossas Entrevistas, é livre para que o entrevistado deixe uma mensagem final a todos os Leitores do BLOG DO OMAR.

R – Primeiramente, quero agradecer de coração ao Tio Omar Rogério pela oportunidade a mim concedida, fico muito honrado em poder ser entrevistado para o Blog. Nunca imaginaria poder acontecer isso. E que também será mais um dos momentos marcantes em minha trajetória como DeMolay.
Quero agradecer a todos que tenham lido a entrevista, e dizer que a Ordem DeMolay marcou muito a minha vida, onde hoje para mim se tornou essencial. Tenho nela os meus melhores amigos, onde posso sempre contar com eles nos momentos de dificuldades e nos momentos de alegria também. Grandes companheiros que não medem esforços na hora de ajudar um irmão.
E deixo a mensagem que todos pratiquem a Ordem DeMolay, pratiquem as sete virtudes, tenham o prazer de servir a sociedade, sejam útil a sociedade pois é o que ela mais precisa hoje, é de melhores homens e bons cidadãos.
E vou despedir-me deixando uma mensagem que uso na minha gestão, um provérbio chinês que diz: “As flores do futuro estão contidas nas sementes de hoje”.Um grande abraço ao Tio Omar e todos os seus leitores, e muito obrigado pela oportunidade.

Fonte: Blog do Omar

domingo, 4 de outubro de 2009

Atenção ao quadro de avisos.


No dia 09 deste mês, sexta-feira, às 19h00min, acontecerá a posse da I Gestão Administrativa do Castelo das Caraubeiras da Ordem dos Escudeiros da Távola Redonda, que terá à frente os Sobrinhos Ivan Victor Pires Vieira (Filho do Ir.´. Ivanildo Vieira), Mestre Escudeiro; João Ítalo Costa e Alexandre Paiva Targino como 1º e 2º Escudeiros respectivamente. Atuará como Nobre Cavaleiro o Sobrinho João Welton de Azevedo Henrique Júnior e como Consultor do Castelo Irmão Antônio Tácio de Sales Benevides.

Antes disto acontecerá ensaio com os DeMolays, na quarta-feira e reunião com os Escudeiros na quinta-feira, ambas às 18h30min no Templo de nossa Loja.


A reunião de M.´.M.´. que aconteceria neste dia será substituída pelo Cerimônial de Posse dos SSob.´. Escudeiros e todos os Irmãos deverão comparecer como a Sessão Econômica Ordinária, com terno completo.

Prestgiem este grande passo dado pelo Capítulo Príncipe das Caraubeiras 098.

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Templo in natura

Convite de Missa

Os Familiares de Francisco Bonifácio e José Evan de Oliveira
Cumprindo os ritos religiosos de culto aos mortos e expressando sua fé mais verdadeira, convidam parentes e amigos, para, unidos em oração, celebrarem o trigésimo dia de saudade de sua partida, e prestarem sua homenagem, a estas almas tão queridas - que nos deixaram e foram para morada eterna - deixando em nosso coração, a saudade, a dor e o gosto amargo da despedida.
Dia 09/10/09, as 16horas, na Igreja matriz de São Sebastião, vamos por eles rezar e pedir ao Pai da vida e da salvação, que nos dê a conformação para, apesar da dor e da tristeza, nunca desistirmos de caminhar!

Agradecemos, antecipadamente, a todos que participarem deste ato de fé e solidariedade cristã.