quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Dia do Maçom


No dia de hoje é comemorado o Dia do Maçom. Uma homenagem que está ligada à Independência do Brasil, até mesmo pela proximidade da data. No dia 20 de agosto de 1822, o ilustre Maçom Gonçalves Ledo, fez um discurso em reunião do Grande Oriente do Brasil, onde conclamava a independência brasileira. Dias depois, o Príncipe Regente cortaria os laços com Portugal e proclamaria o Brasil Independente, tornando-se Imperador Dom Pedro I no dia de sua coroação.

Há 10 anos, o Senado Federal realiza uma Sessão Especial para o dia do Maçom, proposta pelo Senador Ir.´. Mozarildo Cavalcanti, de Roraima. Este ano participaram da homenagem, representantes do GOB e do COMAB, além da Associação Feminina Cruzeiro do Sul, do GOB e o Supremo Conselho da Ordem DeMolay para a República Federativa do Brasil.

Os oradores que se revezaram na tribuna falaram sobre a importância deste dia e da atuação da Maçonaria nos mais variados campos de atividade. o Rio Grande do Norte foi representado por Rozalba Ciarlini que prestou homenagem a Loja 24 de Junho e a seu Tataravô, João da Escócia.

Em Caraúbas, o Ir.´. Antonio Jaimar Gomes, esteve na Rádio Centenário AM e em poucos minutos de participação, esclareeu o que é o dia do Maçom, a importância da Maçonaria no Brasil e em nossa cidade.

Amanhã, as Cunhadas Samaritanas realizarão jantar logo após a Sessão da Loja, e o Venerável Mestre, Elias Alves, convida todos os que compões esta família para comparecer a comemoração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário