quinta-feira, 4 de junho de 2009

20 anos depois: A paz está na praça?



Parece mais um combate lendário entre o bem e o mal, no entanto, esse foi mais um fato vergonhoso para a história da humanidade. Trata-se do Massacre da Praça da Paz Celestial, ou Tiananmen, ocorrido entre 15 de abril e 4 de junho de 1.989 em Pequim, na China.


A causa era no mínimo plausível, quando estudantes, intelectuais e trabalhadores lideraram uma série de manifestações pois acreditavam que o governo do Partido Comunista era demasiado repressivo e corrupto, e que as reformas econômicas na China haviam sido lentas e que a inflação e o desemprego estavam dificultando suas vidas.


O que era de direito transformou-se em motivo para derramamento de sangue. O Partido Comunista se dividiu de acordo com opiniões e alguns dos seus representantes optaram por suprimir os protestos através da força e da violência enviando um verdadeiro arsenal para lutar contra o povo.


E agora, 20 anos depois, o que mudou na humanidade? O que o povo e os poderosos puderam aprender com lamentável acontecimento? E nós, americanos, latinos,brasileiros somos isentos a esse atestado de "incapacidade de fazer política"?


Na China o fato está condenado ao esquecimento, mas para a humanidade ele deveria servir como um exercício crítico capaz de nos transformar em "Rebeldes Desconhecidos" onde mesmo sozinhos, ou não, e ainda que desarmados, sermos capazes de parar uma fileira de "tanques de guerra".

Nenhum comentário:

Postar um comentário