sábado, 9 de maio de 2009

XX Congresso Estadual da Ordem DeMolay do Rio Grande do Norte: "Labore omnia vincit!"


Depois de uns dias inativo em razão das ocupações de todos com o XX CEOD-RN, o nosso blog retoma seus trabalhos justamente para falar sobre este grandioso evento.

Nossos Sobrinhos e Irmãos engajaram-se nesta luta em abril de 2007, em Pau dos Ferros, no XVIII CEOD-RN e receberam não só a compreensão e a confianaça, como também o apoio de todos os que faziam e fazem a Ordem DeMolay nessas terras potiguares.

Foram dois anos de luta de uma comissão que tinha a frente o Sobrinho Arrilton Carlos de Brito Filho, um Capitão valente e organizado, mas que nada poderia se não fosse o disciplinado exército de jovens que forma nossas fileiras, as incansáveis e amadas Sobrinhas Filhas de Jó, as mais que dedicadas, preocupadas Tias Mães DeMolays e Samaritanas e, claro, os Grandes Obreiros de nossa Augusta Oficina, capitaneados por Haroldo Gurgel e com a assistência de Maçons do calibre de Assis Brito e Marinaldo Duarte.

O evento deste ano começou desde muito cedo a inovar. Quando ainda estavam sendo decididas as partes que ainda iriam compor o arcabouço do evento. As reuniões eram eitas em banquetes e bauneários, para dar um clima de tranquilidade e fazer as idéais fluírem. Já tinhamos decidido inovar no kit, nos cerimoniais e principalmente no conteúdo oreferido aos nossos Sobrinhos e Irmãos. A Herança Templária iria ditar o ritmo, ensinando aos jovens como se prender a um ideal e acreditar nele. Neste caso, um futuro com melhores líderes, função precípua da Ordem DeMolay. E não somente isso (Bem Seu Creysson, né?). Queriamos que cada congressista saísse de Caraúbas com algo de bom para usar na sua vida DeMolay, mas também profana e numa bela viagem a Tibau, numa reunião de comissão de debates, resolvemos criar os minicursos para ocupar os jovens que não assumiam cargs de líderes dentro da Ordem Potiguar.
Contamos aí com ajudas que não podem ser mensuradas: Fawller Dantas, Marcelo Jácome, Michael Charles, Judson Gurgel, Omar Rogério (Salve, salve), Gerbey, Lucyan Resende e Bonicley Preston. Todos foram perfeitos e nos proporcionaram a forma de realizar uma das cosias mais importantes do CEOD para nós.
Inovamos nas Cerimônias mesmo mantendo a Cerimônia pré-aprovada para 2007, e que já vinha de mentes Caraubenses. Acrescentamos a gurda de honra toda formada por Cavaleiros Templários que entraram dentro do Santuário e depois de simular uma defesa Templária, protegeram o Irmão Sebastião Paiva que com as alfaias de Grau 33, conduziu o Sobrinho Deivid Eduardo e o presenteou com os baluartes da Ordem DeMolay. Representações pretenciosas de Frank Sherman Land e Louis Gordon Lower. E para completar ainda cantamos o Hino Nacional acompanhados pela agradável e impressionante sanfona de Caçula Benevides, um dos maiores sanfonerios do nordeste, que tem entre seus admiradores, figuras como Dorgival Dantas.
Ainda pudemos acompanhar, uma belo jantar medieval, que serviu de comemoração aos vinte anos bem compeltos de nosso Capítulo e um encerramento também magistral, com uma nova Cerimônia de Posse do Mestre Conselheiro Estadual. E claro, tinha que ter os Intergaláticos do DeMolay Awards.
A decoração foi algo ainda mais fenomenal e que leva a assinatura de outro destaque de nosso Capítulo, Miquéias Mizá, que em 8 do Sob meses de Ordem DeMolay já é nosso 1º Conselheiro, já presidiu reunião e o fez com maestria. Miquéias fez o possível para tornar o cenário inesquecível. E conseguiu. Com muito apoios, emprestimos e com um belo trabalho da Tia Damiana Nunes, mãe do Sobrinho Tiago Ticiano na cofecção das roupas e adereços usados na decoração e na Gurada Templária. Tudo dentro dos conformes.
E as presenças então? Vamos a lista das civis: Pe. Gerônimo Dantas; Vereadores Paulo Brasil, Josean Amorim e Vinícius Carlos de Amorim, nossos DeMolays na Câmara; Presidente do Legislativo, Assis Batista; Prefeito Ademar Ferreira e Vice Alcivan Viana; e ela, Rosalba Ciarline, Senadora da Repúbica e Tia Samaritana, que nos encantou com o seu belo discurso e incendiou uma platéia de 500 pessoas na abertura.
Presenças DeMolays e Maçônicas: Luis Carlos Rocha Silva, Grão-Mestre da GLERN; Haroldo Gurgel, Veneráve Mestre de nossa Loja; Bosco Rodrigues, Venerável Mestre do Oriente de Umarizal; Duílio Levir, Presidente da Alumni Paraíba, Luís Carlos Carvalho, Presidente da Alumni Amazonas, Marilson Santos, PMCN; Rodrigo, MCE de Pernambuco; Neto, MCE do Ceará; Lucyan MCE do Maranhão; Bruno MCE da Paraíba; Waldemberg Almeida, Grande Mestre da Paraíba e seu Escudeiro e Adjunto Edigley Lívio; Omar Rogério, Grande Mestre de Minas Gerais; Vanylton Santos, Presidente da Alumni Brasil; Sandro Romero, PGM do SCODRFB; Carlos Eduarado Braga, Grande Secretário de nosso Supremo. Isso sem contar outras utarquias que vieram sentir nossos ares como o Sobrinho Yurick, nosso batalahdor da Paraíba e o Irmão Pádua batalhador de Pernambuco. Nossos homens do Estado, os de sempre: Hamilton Vieria (dispensa comentários); Kleber Cavalcante; Wagner Lopes; Reovan Brito; Kelsen Henrique; Bony Inoue; Hallrison Dantas; Maxwell Rafael; Arrilton Carlos; Antonio Tácio; Marcos Vinicius Câmara; Francélio Bezerra, Ozíres Alves, Marinaldo Duarte. Assis Brito, Haroldo Gurgel, Joaquim Aprígio Neto; Manoel Dino Filho; Michael Charles; Bonicley Preston; Jaimar Gomes; Judson Gurgel; Fred Felizardo; Oscar Sizenando, Nilson Gurgel, Rocézar Amaral, Vonuvio Gouveia e vários outros que não poderia citar sob risco de perder a reunião que se iniciará dentro de uma hora. Mas todos e mais alguns abrilhantaram este evento.
Mas meus Irmãos, mesmo tudo estando dentro destes padrões, não teríamos conseguido sem os Irmãos que se doaram de corpo e alma junto com Sobrinhas, Tias e Cunhadas, além de muitos Irmãos que ajudaram direta ou indiretamente. Não teríamos conseguido sem as noites mal dormidas na Maçonaria. Sem a bagunça organizada da pintura dos escudos e lanças, as correrias lá em Damiana, as discussões de Arrilton, Vonúvio, Miquéias, Jaimar, Fabunho e Rocézar, o Aniversário surpresa de Fernanda (que nõa foi mais surpresa) e muitos outros sacrificios que fizemos e que foram reconhecidos antes, durante e depois do evento. Tudo isso foi arquitetado em cima do amor a Ordem e da responsabilidade de manter nas alturas o nome de nosso capítulo e de nossa Loja. Conseguimos por que Deus nos guiou abrindo até mesmo o chuvoso céu de nossa cidade e nos conduzindo pelo caminhos certos, acho que até mesmo nos ajudando com uma presença mais forte que o habitual para nos encorajar a tirar forças não sabemos de onde. Devemos mais ainda ao Criador dos Mundos agora.
Mas temos outra certeza. A de que conseguimos porque o TRABALHO em equipe pode nos levar longe e quebrar barreiras. Porque o trabalho tudo conquista por que "Labore omnia vincit".

Nenhum comentário:

Postar um comentário